Resíduos da Construção Civil: Abertura da licitação para peneira rotativa e picador Florestal acontece nesta semana.

Dentre as áreas das Centrais Municipais de Resíduos – CMR em construção nos municípios consorciados está a área de manejo de resíduos da construção civil.

De forma a ampliar a capacidade de reutilização desses materiais o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús planeja adquirir dois equipamentos importantes, a peneira rotativa móvel e um picador florestal cuja abertura de processo de licitação está programada para esta quinta (17) e sexta-feira (18). O CRS Crateús é um dos primeiros consórcios públicos do estado a licitar esse tipo de equipamento.

A área de manejo da construção civil será responsável em fazer a separação correta e a disposição final dos diferentes tipos de resíduos das obras de construção civil em cada Município. Ao receber a destinação correta, depois de uma eficiente coleta seletiva por parte da Prefeitura, os resíduos passarão por um processo de trituração em uma peneira rotativa vibratória móvel de uso regional. Após a granulagem, que é a separação das frações misturadas, será possível destiná-los adequadamente. A partir do tamanho das frações classificando-os em areia ou brita, podendo inclusive serem destinados para as Prefeituras dos municípios consorciados.

Já o picador florestal terá a finalidade de triturar o material de poda realizada nos municípios e o seu uso será compartilhado. Assim como a peneira, o uso do triturador será rotativo podendo ser usado por todos os 08 municípios consorciados. O material que hoje é jogado nos lixões será manuseado para ser usado na compostagem orgânica dentro de galpões para essa finalidade em cada CMR.