Município de Monsenhor Tabosa dá início a projeto de reciclagem de óleo de cozinha

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Monsenhor Tabosa, o ConsórcioPúblico de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús e a COOCICLAR – Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis a Sabão Juá dá início a mais uma ação focada na coleta de óleo de fritura usado, através do projeto Eco Juá.

O projeto foi lançado no município na última quinta-feira com a presença do Prefeito do Município Francisco Salomão, da vereadora Rosinha Ximenes e da secretária municipal do meio ambiente Soraia Pedrosa além de representantes da COOCICLAR.

O Projeto tem o objetivo de recolher o óleo (vegetal ou animal) pós-consumo, evitando que esse resíduo seja descartado de forma inadequada, podendo causar contaminação do solo, dos recursos hídricos e problemas no sistema de esgotamento sanitário. Na ocasião também foram entregues pontos de coletas onde a população poderá depositar o óleo de cozinha.

A exemplo das parcerias já realizadas com as secretarias de meio ambiente de outras cidades, esta, é baseada na coleta e posterior reutilização de óleo de fritura usado através do sistema de Eco Pontos. Todo o material arrecadado é encaminhado pela Sabão Juá à reutilização na produção de Sabão Artesanal ao passo que cada litro representa um valor que irá beneficiar a cooperativa de coletores.