logo

Consórcio leva orientação jurídica para catadores de Ipu

Na última sexta-feira o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús esteve mais uma vez no Município de Ipu, no sopé da Serra da Ibiapaba, esclarecendo as principais dúvidas dos catadores sobre os direitos e deveres enquanto associados. Na ocasião foi ressaltado o papel fundamental do Consórcio no fortalecimento das associações e cooperativas de catadores nos municípios integrantes.

Participaram da Reunião a representante da Rede Conectar Neide Sousa, o secretário adjunto de meio ambiente de Ipu Ramises Peres, o superintendente do CRS Crateús Flávio Brito e a procuradora do consórcio Dra. Rafaela Vasconcelos.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos reconhece que os catadores têm na coleta, separação e venda de recicláveis sua principal fonte de sobrevivência, e por isso exige que as metas do consórcio estejam obrigatoriamente associadas à sua inclusão social e à emancipação econômica deste segmento.” Destacou o superintendente Flávio Brito.

As parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil – OSCs são instrumentos fundamentais no processo de apoio à inclusão social e à emancipação econômica dos catadores. Para os catadores, essas parcerias têm contribuído com ações de defesa e garantia de direitos, visando sua autonomia e organização produtiva com base na economia solidária e autogestão.

Compartilhe o Post

Mais Notícias