Fundação: 25/10/1883
Emancipação Política: 25 DE OUTUBRO
Gentílico: IPUEIRENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NOROESTE CEARENSE
Microregião: MICRORREGIÃO DE IPU
Clima
Tropical quente semi-árido brando com pluviometria média de 993 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os rios Diamante e Jatobá; os riachos do Mel, da Tapera do Pequizeiro e do Góes. O açude de maior porte é o açude Jatobá.
Relevo e solos
Localizado no lado sul da Chapada da Ibiapaba na divisa com os sertões dos Sertão de Crateús, as principais elevações situam-se na Serra da Ibiapaba.
Vegetação
A vegetação da região faz parte da flora da Chapada da Ibiapaba, que possui a caatinga como predominante, a floresta atlântica, a floresta subcaducifólia amazônica e o cerrado. A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos espinhentos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.
Fauna
A fauna possui animais como o mocó, o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia.
Subdivisão
O município é dividido em 13 distritos: Ipueiras (sede), São José, Alazans, América, Balseiros, Gázea, Engenheiro João Tomé (Charito), Livramento, Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima, São José de Lontras, Barrocas e Nova Graça.
Economia
Feira de grãos
A economia é baseada na agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, mamona, milho e feijão; e na pecuária: bovinos, suínos e avícola.
Existem nove indústrias, sendo cinco de bebidas, duas de madeira, uma de produtos alimentares e uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles.
Área: 1.483,26
População estimada: 38114
Densidade: 25,70
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 298,00
Qual o seu nível de satisfação com essa página?