Dados do município/localização
Fundação: 27/12/1990
Emancipação Política: 27 DE DEZEMBRO
Gentílico: CATUNDENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: NOROESTE CEARENSE
Microregião: SANTA QUITÉRIA
CATUNDA
Origem

Catunda é um município brasileiro do estado do Ceará, Mesorregião do Noroeste Cearense. Teve seu desenvolvimento a partir do século XIX as margens do Rio Macacos na Bacia do Acaraú, possui uma população estimada em 10,5 mil habitantes, sendo que aproximadamente 6 mil habitantes (57%) residem na zona urbana. Os principais centros urbanos são; Catunda (Sede), Paraíso e Vidéo (Distritos), os demais habitantes vivem em áreas rurais.

O município possui uma extensão territorial superior a 790 quilômetros quadrados, dividindo sua população por sua área territorial, teremos uma densidade demográfica em torno de 12,6 habitantes por quilômetro quadrado.

Emancipado em 1990, Catunda é o quinto município mais jovem do Ceará, possui um colégio eleitoral de mais de 8,7 mil eleitores. A cidade é conhecida como a “Princesa da Serra Branca” por ser o local onde está localizado o ponto culminante (ponto mais alto do Estado), o Pico da Serra Branca com mais de 1.154,56 metros de altitude. O Município destaca-se ainda por ser um dos menos violentos do Ceará (com baixos índices de homicídios, é considerada uma das melhores cidades para se viver no interior Cearense), o IDH de Catunda está entre os melhores de sua região.

O PIB do município é estimado em quase 80 milhões de reais, seu PIB Per capita é o maior entre seus vizinhos (com exceção de Santa Quitéria), é também um dos 50 mais elevados do Estado. A cidade destaca ainda pela vasta diversidade multicultural e hospitalidade de seu povo, a mesma está localizada na Rota Turística da Serra da Ibiapaba, cortada pela CE 176 (que liga o Cariri Cearense ao Litoral Oeste).

História

As terras situadas entre as serras: das Matas e das Matinhas; e às margens do rio dos Macacos eram habitadas por diversas etnias, entres elas os Tupinambá, Kanindé, Jenipapo,[8][9] antes da chegadas dos portugueses com a expansão da pecuária e as semarias no século XVII, no ciclo da carne do charque. Das fazendas de gado implantadas na região e das habitações ao redor da capela de Santa Madalena surge o povoado da Vila de Náu (uma alusão a um fazendeiro local, Francisco Pereira Nau).

Cultura

Os principais eventos culturais são:

Festa Catunda Cidade Junina: Santo Antonio da Alegria (10 a 13 de junho).
As festas dos padroeiros: Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena (13 a 22 de julho).
Festa de Emancipação Municipal (7 de setembro).
Festa da Oitava (dezembro)

Divisão Política

O município é dividido em três distritos: Catunda(sede), Paraíso e Vidéo

Dados de características geográficas
Área: 790.483,00
População estimada: 10508
Densidade: 1.329,00
Altitude: 290
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 256,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito